Voltar para a lista de artigos Artigos
11 minutos de leitura

É difícil aprender SQL?

É a pergunta número um feita pelos estudantes de SQL e pelos novatos no mundo da informática. É difícil aprender SQL? Se você veio aqui porque tem ponderado essa mesma pergunta, tenha algum conforto no fato de que de forma alguma você está sozinho. Até mesmo a idéia de SQL pode ser intimidante para aqueles de nós que não têm experiência em tecnologia, mas não precisa ser assim.

Para responder à sua pergunta de forma frontal e central, a resposta é um rotundo não. Aprender SQL não é difícil, mesmo para aqueles que geralmente consideram o mundo da ciência da computação como estando a anos-luz de distância de sua zona de conforto.

Não acredita em mim? Tudo bem! Eu tenho trabalhado um pouco mais de informação para provar que realmente não é tão difícil aprender SQL. Continue lendo se você quiser descobrir como aprender SQL pode ser um impulso fácil e lucrativo para sua carreira.

O que é SQL?

Se você suspeita que SQL é difícil de aprender, a primeira coisa que você deve estar aprendendo é um curso intensivo sobre exatamente o que é SQL. Ao dar a si mesmo uma boa visão geral da SQL, você desmistificará tudo e, de repente, aprender SQL não parecerá tão difícil afinal de contas.

Antes de mais nada, vejamos o nome.

SQL significa "Structured Query Language" (Linguagem de Consulta Estruturada), e você ouvirá pronunciar "S-Q-L" e "sequel" (seqüência). Os usuários da Structured Query Language trabalham com uma sintaxe especial para formar consultas e recuperar informações de bancos de dados. Pense em SQL como algo semelhante a pedir um aumento em seu trabalho. Você tem que escolher o tipo certo de linguagem para articular seu pedido, você precisará submetê-lo à pessoa certa ou ao lugar certo, e em troca, você cruzará os dedos - obtenha o resultado que você pediu!

SQL é uma linguagem que ajuda desenvolvedores de software, desenvolvedores de banco de dados, administradores de banco de dados e muitos outros, a recuperar e editar dados e é utilizada em uma variedade incrivelmente ampla de indústrias.

Você não precisa se comprometer com uma carreira em SQL para aprender e usar SQL em seu trabalho. Esta linguagem é usada não apenas por administradores dedicados de banco de dados SQL e especialistas similares, mas também por marqueteiros, cientistas e até mesmo por fãs de dados por hobby. Há uma enorme gama de trabalhos para os quais um pouco de conhecimento de SQL pode melhorar significativamente o desempenho.

Graças à sua sintaxe intuitiva baseada em inglês, SQL é muito fácil de entender. Se você acha que SQL é difícil, isso provavelmente é porque ainda não o aprendeu!

Se você já está cansado de me dizer como SQL é fácil de aprender e está pronto para entrar nele, confira este curso SQL para Iniciantes para uma ótima introdução. Ele realmente tem tudo o que você precisa para começar a trabalhar.

Você também pode assistir a um episódio de nossa série We Learn SQL sobre o que é SQL.

Por que Aprender SQL?

Mesmo que você não seja um natural da tecnologia, há tantas razões convincentes para superar seu bloqueio mental sobre a dificuldade de SQL.

Aqui está uma das grandes. Os dados não são apenas o futuro; são AGORA. A análise de dados não é mais o chão exclusivo das grandes corporações. Um grande número de empresas, grandes e pequenas, estão usando dados para conduzir suas estratégias de negócios. Os dados influenciam os mercados, os governos, as empresas - verifique, até mesmo o amor! A matança no espaço relacionado aos dados nunca, jamais será uma má idéia.

Devido ao papel central dos dados em tantas indústrias e áreas de nossas vidas, cada vez mais empresas estão à procura de pessoal especializado em SQL. Mesmo os departamentos de marketing, tradicionalmente mais sobre arte do que sobre ciência, estão cada vez mais à procura de habilidades em SQL. Se você conhece SQL, você terá uma vantagem em muitas, muitas entrevistas de emprego.

Trabalho pago à parte, as habilidades SQL são sempre úteis para ter sob sua alçada, mesmo se você não planeja usar SQL em sua carreira. Se você gosta de organizar ou explorar bancos de dados, ou apenas quer ajudar seu cérebro a se manter em forma aprendendo coisas novas, SQL tornará suas sinapses ágeis e o manterá em dia com o mundo dos dados.

SQL não é uma linguagem secreta

Mulher escrevendo em um bloco de notas antes de um laptop

Para os não tão técnicos entre nós, as linguagens de programação e outros aspectos do mundo de TI podem parecer, na melhor das hipóteses, truques de espionagem secretos superawesome, na pior das hipóteses, jibber jabber jabber.

Todos nós temos nossos pontos fortes e fracos, gostos e aversões. Alguns de nós somos escritores de palavras, outros são matemáticos. Alguns de nós nos sentimos mais vivos caminhando por uma corda bamba através de um desfiladeiro; o resto de nós somos mais pessoas do tipo Netflix-and-pizza.

Mesmo que você não seja "uma pessoa matemática" ou "não um geek técnico", ainda não há necessidade de temer que o SQL esteja fora de seu alcance. SQL não é uma linguagem matemática como Matlab ou SPSS. SQL, colocado de forma simples, é a língua inglesa, usada de uma forma específica para recuperar informações de bancos de dados.

No nível fundacional, esses comandos não poderiam ser mais fáceis. Aprenda como SELECT, INSERT, UPDATE, e DELETE em SQL, e você estará 70% em relação à capacidade SQL. Isso não é ruim para aprender quatro palavras simples!

Não acredita que seja tão simples? Aqui vai um pequeno exemplo.

Digamos que esta é uma tabela real em um banco de dados - vamos chamá-la Employees. Ela contém informações básicas sobre o pessoal de uma determinada empresa:

EMPLOYEE_IDFIRST_NAMELAST_NAMECONTRACTDOB
1JohnSilverFULL88-08-15
2JennyJeffriesPART73-05-25
3GeorgeHooverFULL68-01-03

Uma simples declaração SELECT seria parecida com esta:

SELECT * FROM Employees

(Em SQL, * significa "selecionar todas as colunas"; neste caso, a declaração mostraria todas as colunas em nosso Employees mesa).

Para obter resultados mais específicos, usaríamos a cláusula WHERE. Isto ajuda a especificar exatamente quais dados queremos ver. Se quisermos saber quais funcionários estão trabalhando em tempo integral, por exemplo, poderíamos fazer a seguinte consulta:

SELECT * FROM Employees
WHERE Contract = 'Full'

Aprenda SELECT e WHERE (não foi muito complicado, foi?), e você já deu grandes passos para entender SQL. Adicione a esses simples comandos o seguinte trio: INSERT, UPDATE, e DELETE, e você estará em um rolo!

INSERT ajuda você a adicionar linhas simples ou múltiplas a uma tabela com uma declaração que se parece com esta:

INSERT INTO tableName (column1, column2, …)
VALUES (value1, value2, …)

UPDATE permite alterar valores de colunas para uma ou várias linhas e segue esta estrutura:

UPDATE tableName
SET column1=value1, column2=value2,...
WHERE filterColumn=filterValue

DELETE remove fileiras simples ou múltiplas de sua tabela. Muitas vezes não há como voltar de um DELETE, então tenha certeza do que você está fazendo primeiro, ou use um banco de dados de teste! Uma declaração em DELETE é assim:

DELETE tableName
WHERE  filterColumn=filterValue;

Uma vez que você tenha adicionado INSERT, UPDATE e DELETE a SELECT e WHERE, você poderá passar para as uniões SQL. As uniões conectam diferentes tabelas para que você possa analisar os dados juntos.

Há alguns tipos diferentes de JOIN em SQL, mas a estrutura básica se parece com isto:

SELECT Columns
 FROM Table1
JOIN Table2 ON Table1.Column = Table2.Column

Comigo até agora?

Se você não estiver, não se preocupe. Alguns desenvolvedores de cursos inteligentes inventaram uma ótima maneira de ensinar estas noções básicas, portanto, não se deixe confundir por aqui. Vá para o curso SQL para Iniciantes e aprenda SQL da maneira correta!

Até mesmo SQL Avançado pode ser dominado facilmente

Talvez você esteja começando a acreditar que está de fato dentro dos limites da possibilidade de que você, sim VOCÊ, seja capaz de captar o básico do SQL. Mas quão difícil é aprender SQL mais avançado? Você poderia se elevar ao status de especialista?

Bem, gafanhoto, sem saltar muito à frente de nós mesmos, isso também é absolutamente possível. SQL Avançado está em um nível ligeiramente diferente do básico SQL, mas se você gostou de seu curso de iniciante, não há razão para não levar seus estudos para o próximo nível.

O ótimo do curso LearnSQL.com.br's SQL Avançado é que ele o leva suavemente do básico para aspectos mais difíceis do SQL, tais como funções de janela, extensões GROUP BY e consultas recursivas.

Não sabe o que são essas coisas? Isso é absolutamente bom, porque o curso segura sua mão através dele fazendo com que o salto de iniciante para estudante avançado de SQL pareça tão fácil quanto uma torta.

Memorando SQL

Você PODE conseguir um emprego em SQL

Você pode estar aqui porque está procurando por um novo emprego e muitas oportunidades parecem exigir conhecimentos de SQL. Está se perguntando se você pode se atualizar rapidamente o suficiente para adicionar SQL ao seu currículo?

Resposta longa curta, ABSOLUTAMENTE, VOCÊ PODE!

SQL é um conduto fantástico para uma mudança de carreira. Com alguma experiência SQL sob seu currículo, você pode concorrer com confiança a funções como, por exemplo:

  • Desenvolvedor de SQL: Desenvolve bancos de dados SQL e escreve consultas SQL para testar e otimizar a funcionalidade.
  • Cientista de dados: Utiliza soluções tecnológicas para criar modelos estatísticos e preditivos com
  • Administrador do banco de dados: Gerencia os bancos de dados para que funcionem de forma eficiente e confiável.
  • Modelador de dados: Analistas de sistemas que se concentram em questões como redução da redundância de dados e melhoria da facilidade de transferência entre sistemas.
  • Testador de banco de dados: Encontra bugs e código mal escrito para garantir que o banco de dados funcione sem problemas.
  • Analista de dados: Analisa os dados e desenvolve estratégias para orientar as decisões comerciais dos gerentes.
  • Analista de dados financeiros/de negócios: Utiliza dados para melhorar ou projetar os lucros, perdas e riscos financeiros da empresa.
  • Marketing: Utiliza SQL para recuperar dados para campanhas publicitárias mais direcionadas e eficazes.
  • Empresário: Utiliza SQL para entender melhor os clientes e a demanda comercial para melhorar a estratégia comercial.
  • E muitos, muitos mais!

Muitas pessoas pegam SQL em apenas algumas semanas. Diabos, você pode aprender o básico em um grande estudo de 48 horas se você estiver realmente motivado (e for um fã de dobradiças de curso alimentadas com café!).

Então, como aprender SQL?

Aprender SQL é fácil. Descobrir por onde começar é a parte mais difícil. Há muitas informações concorrentes por aí, e muitas delas não são exatamente propícias à clareza e compreensão. Para ajudá-lo a iniciar sua jornada, aqui está minha lista de tarefas para qualquer um que queira aprender SQL de forma rápida, fácil e eficiente. Coloque-a em seu refrigerador. (Alerta de spoiler: Não é longo!)

1)Faça um curso.

A sério. Faça um, agora mesmo. Chega de desculpas, chega de trepidação. Pior cenário? Você vai decidir que prefere ser um guardião do zoológico. O melhor cenário? Você vai perceber que não foi difícil, afinal de contas, e vai se afastar com uma nova habilidade para seu uso profissional ou pessoal. Aprender por conta própria está tudo muito bem, mas um bom curso vai levá-lo onde você precisa ser 100x mais rápido. Você também não vai arriscar aprender maus hábitos com "especialistas" em fóruns!

Eu recomendo começar com este curso básico. Ele está cheio de explicações passo a passo para a criação de consultas SQL básicas. Ele também lhe dá uma grande visão do mundo dos bancos de dados e como encontrar seu caminho em torno deles.

2)Pratique, pratique, pratique!

Já fez o curso? Bravo! Agora é um ótimo momento para praticar suas novas habilidades. Há uma enorme variedade de maneiras de praticar SQL, muitas delas divertidas. Escrevi um guia mais abrangente sobre este tópico em particular neste artigo, mas aqui estão alguns exemplos para deixá-lo com disposição:

Homem Sentido Feliz com um Laptop
  • Vá para o SQL FIDDLE se você estiver todo ligado com o básico e pronto para brincar com o que você sabe. Este é um site gratuito que lhe permite testar consultas e vinculá-las a outros se você estiver procurando por uma pequena colaboração ou ajuda.
  • SQLZOO é outro site gratuito para ajudar os recém-chegados ao SQL a encontrar seus pés e praticar algumas consultas. Repleto de testes e tutoriais, é um lugar perfeito para cimentar seus novos conhecimentos em SQL.
  • CODING GROUND é um conjunto de ferramentas SQL obrigatório. Ele oferece um ambiente de codificação online fácil para todas as linguagens e tecnologias mais populares. A criação de novos ambientes pode ser uma curva de aprendizado íngreme, por isso o Coding Ground é uma pepita dourada brilhante que você vai querer manter firmemente no seu bolso.

O aprendizado de SQL é difícil? De forma alguma!

Uma vez liguei para uma linha direta de produtos porque não conseguia descobrir como abrir meu frasco de ketchup. Se eu posso aprender SQL, você também pode. SQL é difícil? Claro que é. Tudo é difícil até que você aprenda como fazê-lo. Quando somos bebês aprendendo a andar, andar é difícil. Cometemos alguns erros e tropeçamos algumas vezes, mas saímos como um tiro antes de muito tempo, e não há como nos impedir.

Seu potencial de especialização em SQL é exatamente o mesmo. Neste momento, tudo isso pode ser um pouco intimidante. De fora, você pode pensar que é muito difícil. Mas essa é apenas a lacuna em seu conhecimento falando. Aprenda, e então você saberá. Aprenda, e então será fácil.

É isso aí.

Por isso, ponha sua cabeça em um curso SQL hoje, porque "é difícil" não é mais uma desculpa válida!