Voltar para a lista de artigos Artigos
9 minutos de leitura

Como se tornar um desenvolvedor SQL

Não há uma resposta simples para a pergunta "Como você se torna um desenvolvedor SQL"? Entretanto, se a resposta fosse muito complexa, não faria sentido escrever este artigo, e ainda assim estou fazendo isso. Portanto, em algum lugar do caminho, encontraremos a resposta.

Como foi dito na introdução, não há varinha mágica que o transformará em um desenvolvedor SQL. Mas a leitura deste artigo lhe poupará algum tempo e o ajudará a concentrar-se no que é importante para atingir seu objetivo. Vamos primeiro analisar o que um desenvolvedor SQL realmente faz. Isto mostrará que conhecimento precisamos para aplicar para uma posição de desenvolvedor SQL.

O que um desenvolvedor de SQL faz?

Eu me chamaria um desenvolvedor SQL (entre outros títulos que eu poderia dar a mim mesmo, mas isto não é importante para este artigo). Minha resposta favorita ao que faço é "Eu trabalho no computador". Isso assusta a maioria das pessoas, mas acho que isso não assustaria você. Portanto, vou ser um pouco mais detalhado aqui.

Isto é o que um desenvolvedor de SQL faz a maior parte do tempo:

  • Analítica - Um trabalho de desenvolvedor de SQL requer que se escreva SELECT consultas em diferentes níveis de complexidade. Esta habilidade é desenvolvida ao longo dos anos ao encontrar novas situações. Embora a maioria de suas consultas seja bastante simples, haverá algumas situações que exigirão que você dê seu melhor e escreva um "monstro" SELECT que será executado em quase nenhum momento. Quer suas consultas sejam simples ou complexas, o resultado é importante porque será usado para tomar decisões comerciais.
  • Programação de banco de dados - Dependendo da organização para a qual você trabalha e de seu cargo, você gastará menos ou mais tempo programando procedimentos armazenados, funções e/ou gatilhos. Embora também incluirão instruções SQL (SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE ), devido ao fato de que elas são realmente armazenadas como objetos de banco de dados, isto irá sob programação.
  • Projeto do banco de dados - A última coisa que você também pode esperar é que você faça mudanças no esquema do banco de dados. Isto incluirá muito provavelmente adicionar/remover/modificar tabelas e criar relacionamentos.

As três balas anteriores são o que você pode esperar a maior parte do tempo. Em organizações maiores, você provavelmente estará mais concentrado em apenas uma dessas três, enquanto em organizações menores, você provavelmente fará todas as três, além de tarefas adicionais como backups.

Além das tarefas estritamente relacionadas a SQL, você pode esperar que às vezes seja necessário:

  • Escrever código em linguagens de programação.
  • Comunique-se com sua equipe.
  • Reunir os requisitos comerciais do cliente, ou mais geralmente, conversar com as pessoas envolvidas no processo.

Requisitos do trabalho do SQL Developer

Até agora, analisamos o que um desenvolvedor SQL faz. Nesta seção, veremos o que é exigido de um desenvolvedor SQL. Esta é a informação que você normalmente encontrará nos anúncios de emprego, então suponho que você já tenha visto pelo menos parte disto.

Como se tornar um desenvolvedor SQL
  • Licenciatura BS/MS em Ciência da Computação, Engenharia, ou um assunto relacionado - Isto geralmente não é necessário, mas é desejável. Ter uma graduação mostrará a seu empregador potencial que você tem persistência suficiente para terminar algo que dure por algum tempo, assim como é uma garantia de que você possui pelo menos alguns conhecimentos básicos de diferentes domínios de TI.
  • X anos de experiência como um Desenvolvedor SQL ou função similar - Ok, isto é esperado. Se você quiser trabalhar como um Desenvolvedor SQL, seria bom se você já tivesse trabalhado nesta função. Esta pode ser importante se você estiver se candidatando a uma posição não júnior.
  • Excelente compreensão da programação SQL - Temos mais um sem cérebro. Este é um pré-requisito para praticamente qualquer posição de desenvolvedor SQL, desde o júnior até o sênior. Você deve pelo menos ter uma boa compreensão dos conceitos, mas a experiência prática é sempre mais desejável.
  • X anos de experiência com SQL Server Reporting Services e SQL Server Analysis Services - Enquanto este texto é específico para trabalhos relacionados ao SQL-Server, trabalhar com ferramentas adicionais específicas para alguns SGBD (sistema de gerenciamento de banco de dados, por exemplo, MySQL, Oracle) é agradável de se ter na maioria dos casos. Será necessário se essa posição estiver quase inteiramente relacionada a essas ferramentas.
  • Excelente compreensão do Microsoft SQL Server - Isto depende de qual sistema de SGBD a empresa utiliza, mas o MS SQL Server é comum. Para um desenvolvedor SQL, se você sabe bem como usar um SGBD, não deve ter nenhum problema para mudar para outro.
  • Pensamento crítico e habilidade de resolução de problemas - Você encontrará isto em quase todos os lançamentos de trabalhos relacionados a TI. Estas duas habilidades são a essência de quase qualquer trabalho (TI ou não TI) que não seja apenas uma repetição dos mesmos movimentos ou procedimentos. (Empregos repetitivos serão automatizados muito em breve se ainda não o foram, portanto é importante começar a raciocinar criticamente ou se aposentar de outra forma).
  • Jogador de equipe - auto-explicativo.
  • Boa capacidade de gerenciamento de tempo - auto-explicativa.
  • Grandes habilidades interpessoais e de comunicação - auto-explicativas.

Acho as últimas 3 balas divertidas porque isto deveria ser um padrão. Ninguém quer um funcionário que não sabe como organizar seu trabalho e tempo, não sabe como se comunicar, e é julgador e briguento ao mesmo tempo.

Relacionamos alguns requisitos formais do trabalho de desenvolvedor SQL. Agora, vou anotar algumas de minhas observações pessoais:

  • Você verá constantemente títulos como "O país X precisa importar XXX especialistas em TI". É simples: há uma grande demanda por especialistas em TI de todos os domínios. O mesmo se aplica a bancos de dados e desenvolvedores de SQL. Como as faculdades não "produzem" especialistas suficientes, muitas empresas estão dispostas a dar uma chance às pessoas sem educação formal (relacionada), mas com o conhecimento ou o desejo de aprender.
  • Para a maioria das pessoas, mesmo em TI, ser um desenvolvedor de SQL não é "sexy". Hoje em dia, é "sexy" ser um desenvolvedor de jogos, trabalhar com novas tecnologias, etc. No entanto, há alguns esquisitos, inclusive eu mesmo, que encontrarão diversão nele. Se você é bem organizado e gosta de hobbies como filatelia e jogos como xadrez, há uma boa chance de você ser um grande desenvolvedor SQL.
  • Não tenha medo de se candidatar ao trabalho, mesmo que você não cubra todas as balas. A maioria das pessoas que se candidatam não cobre todas elas, e não há problema. Será difícil competir com candidatos que tenham as mesmas habilidades, mas mais experiência. Mas mantenha a esperança. Consegui meu primeiro emprego em tempo integral (como desenvolvedor SQL), apesar de alguns dos outros candidatos terem mais experiência. A razão foi que eu simplesmente dei a impressão de uma pessoa normal (com uma dose de humor). Mais tarde eles descobriram a verdade :). Também ajuda se você entrevistar depois do cara que veio com um terno prateado e colocou suas pernas sobre a mesa (isso realmente aconteceu comigo).

Treinamento do Desenvolvedor SQL

Agora sabemos o que é necessário de um desenvolvedor SQL. Talvez não tenhamos as (mínimas) habilidades corretas para nos candidatarmos ao trabalho. Não importa quão grande pessoa você seja ou quantas piadas você possa contar por minuto, o mais provável é não ter a varinha mágica. Se você não souber como JOIN algumas tabelas para obter o resultado certo, a chance de conseguir o emprego é quase igual a zero.

Você pode sempre tentar trabalhar sem ser pago para ganhar experiência. Embora esta seja uma opção, eu não sou fã de trabalho não remunerado. Portanto, eu recomendaria investir algum tempo em educação antes de se candidatar ao cargo desejado. Depois de se candidatar, ou você conseguirá o emprego ou saberá o que precisa melhorar (peça sempre feedback). Então, por onde você começa?

Existem algumas maneiras de aprender as habilidades necessárias:

  • Leitura - Se você não sabe nada sobre o assunto, sugiro começar com a leitura. Provavelmente será frustrante no início porque você se sentirá como se não conseguisse entender a coisa mais simples. Pode demorar um pouco para entender os conceitos básicos. E não há problema. Após algum tempo e muito tempo lendo e pesquisando coisas que você não entende, você deve ter uma visão geral do material. A leitura é ótima porque você pode parar a qualquer momento e facilmente continuar de onde parou. Sugiro a leitura do blog Vertabelo (um lugar onde muitos colaboradores compartilham seus conhecimentos, em sua maioria relacionados à modelagem de dados, para que você possa ver muitas perspectivas e opiniões diferentes), bem como o uso da bibliotecaLearnSQL.com.br (um lugar com artigos para alunos de SQL e livros de receitas SQL para profissionais de negócios). Para aqueles que preferem ler livros, eu recomendo o "Sams Teach Yourself SQL in 10 Minutes" de Sam Forta.
  • Assistir a vídeos - Há toneladas de vídeos online. Dê a si mesmo algum tempo, encontre um bom tutorial no YouTube que lhe convém e aprenda o que os especialistas têm a dizer. Isto é semelhante à leitura, mas provavelmente exigirá mais foco. Provavelmente é melhor assistir aos vídeos do início ao fim sem nenhuma interrupção.
  • Sujar as mãos e experimentar você mesmo - As duas balas anteriores são ótimas, mas nada é melhor do que sujar as mãos. Depois de entender o que precisa ser feito, você deve escrever o código. Escreva o máximo possível. Experimente as coisas. Brinque com o código. Quanto mais você explorar, mais a teoria por trás dos bancos de dados fará sentido.
  • Cursos - Este é um passo acima de sujar suas mãos. Os cursos são uma das melhores maneiras de aprender. A razão disso é que alguém realmente investiu muito tempo na criação do curso. Portanto, você provavelmente tirará o máximo proveito desta abordagem. Além disso, você receberá um certificado após a conclusão do curso. Isto é algo que você poderia mostrar a um empregador em potencial provando que você possui algumas habilidades e que investiu tempo e dinheiro em seu desenvolvimento profissional. Os recrutadores adoram ver isso. Na plataforma LearnSQL.com.br, há cursos que cobrem diferentes assuntos SQL, como fundamentos SQL, como criar relatórios, ou quais são as funções avançadas do SQL. Além de aprender, há também um espaço para praticar SQL.

Então, como você se torna um desenvolvedor de SQL?

Eu comecei com esta pergunta e vou terminar com ela. Espero que você tenha tido a idéia geral do que está entre você e o objetivo de se tornar um desenvolvedor SQL. Não é um caminho fácil, mas é viável se você o quiser e estiver pronto para se esforçar. Quando você aprender o básico e finalmente conseguir seu primeiro emprego como um desenvolvedor SQL, você continuará a aprender cada dia mais e mais. Mas como minha avó (ela trabalhava como professora) adora dizer:

Nós aprendemos durante toda a vida e ainda morremos burros.

O mesmo se aplica a ser um desenvolvedor de SQL. Você nunca vai saber tudo. Mas se você conhece as coisas mais importantes e lida bem com elas, isso é mais do que suficiente. Você aprenderá outras coisas pelo caminho quando elas forem necessárias.