Voltar para a lista de artigos Artigos
9 minutos de leitura

Como o aprendizado de SQL irá melhorar meu trabalho diário?

Quer você queira impulsionar seu desenvolvimento profissional, aprender habilidades in-demand ou iniciar algo novo e interessante, aprender SQL tornará sua vida mais fácil de muitas maneiras.

Você está pensando em aprender SQL, mas não tem certeza se é uma boa idéia? À primeira vista, aprender SQL pode parecer completamente inútil, especialmente se a indústria em que você está não estiver relacionado com TI. Mas isso não é verdade. Embora sua posição na empresa possa não implicar que você codifique todos os dias, você ainda pode ganhar muito com SQL. Se você começar a aprender, rapidamente perceberá que o SQL está muito presente em sua vida.

O mundo moderno prospera em dados; gira em torno da informação, e a informação é comumente armazenada em bancos de dados. Portanto, ser capaz de lidar com dados ou (pelo menos saber como eles funcionam) é útil para todos, independentemente da descrição de suas funções. Além disso, para muitas empresas, compreender os dados e saber como manuseá-los pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Há muitas profissões técnicas relacionadas ao SQL, incluindo desenvolvedores de bancos de dados, testadores e administradores de sistemas. Entretanto, há também muitos cargos não técnicos onde o conhecimento de SQL é necessário, incluindo economistas, analistas de negócios, e outros.

Trabalhos que requerem SQL - E trabalhos onde é útil

Abaixo estão várias indústrias onde o aprendizado de SQL permite agilizar os processos e aumentar a eficiência de seu trabalho.

Programadores

As aplicações de banco de dados estão no coração da maioria dos websites. Você é um programador que deseja criar um website ou uma plataforma de Internet? Você provavelmente já conhece muitas linguagens e tecnologias de programação: HTML / CSS para layout, JavaScript para scripts de navegador, Python e Java para programação geral, etc. Ótimo! Mas nenhuma dessas linguagens interage diretamente com bancos de dados. SQL funciona melhor para isso.

Quase todo website - desde um pequeno blog WordPress até gigantes como Google ou Amazon - utiliza bancos de dados relacionais. Mesmo as páginas de destino criadas apenas para coletar aplicações precisam armazená-las em algum lugar. A maneira mais fácil de fazer isso é usar um banco de dados. Para fazer isso (e para acessar as informações posteriormente), você precisa conhecer SQL. Os bancos de dados mais populares do mercado, incluindo SQL Server, PostgreSQL, MySQL e Oracle, requerem pelo menos algum conhecimento de SQL. Mesmo que você esteja apenas começando no desenvolvimento web, o conhecimento de SQL é uma das primeiras habilidades que você deve aprender, juntamente com HTML, CSS, JavaScript e Python.

Os bancos de dados podem ser ferramentas poderosas. Ao aprender SQL, você será capaz de trabalhar com um banco de dados, administrando quantidades gigantescas de informações armazenadas. Imagine lidar com um milhão de contas de usuários ou vários milhões de endereços de e-mail sem um banco de dados! Em Excel ou Google Sheets ou qualquer outro programa de planilhas, isto seria, no mínimo, difícil e entediante.

Tomemos o exemplo de uma loja on-line. O banco de dados da loja nos permite pesquisar produtos em várias categorias e classificar os registros de clientes por indústria ou país de origem. Ele também nos permite escolher uma unidade específica por fabricante ou local do armazém. Em todos estes casos, o processo de busca utiliza o banco de dados da empresa. Graças a ele, é mais fácil administrar suprimentos, receitas e funcionários. Isso economiza tempo e dinheiro; pode-se dizer que a utilização de um banco de dados é puro lucro.

Agora imagine que você é dono de uma empresa que vende telefones celulares. Você tem um banco de dados no qual você coleta dados. Ele inclui o cliente, o pedido e as tabelas de entrega. O conhecimento de SQL ajudará você a agrupar dados e planejar novas compras e as entregas subseqüentes. Você também poderá escolher as promoções apropriadas. Você poderá criar relatórios SQL e analisar facilmente as tendências do mercado e o comportamento do cliente.

Bibliotecários

Por que um bibliotecário precisa conhecer SQL? Os bibliotecários lidam com informações sobre livros e seu status atual. Eles certamente precisariam de um banco de dados para rastrear quais livros foram emprestados, devolvidos, ou mesmo perdidos. Dê uma olhada na tabela de exemplos abaixo, Library_booksque administraria as informações relacionadas aos livros da biblioteca:

IDTITLEAUTHORPUBL_DATEAVAILABILITY
1UlyssesJ. Joyce1922TRUE
2Don QuixoteM.de Cervantes1615TRUE
3The Great GatsbyF. S. Fitzgerald1925FALSE
4Moby DickH. Melville1851FALSE
5War and PeaceL. Tolstoy1869TRUE
6Blood of ElvesA. Sapkowski1994FALSE
7............

Agora suponha que haja mais duas tabelas: Library_members contém o primeiro e último nomes dos usuários da biblioteca, e Borrowed_books armazena informações sobre a pessoa e o(s) livro(s) emprestado(s).

Usando SQL, podemos combinar as informações em todas as três tabelas. Por exemplo, a função SQL JOIN nos permite combinar os dados do Library_books e Library_members tabelas. Isto nos dá a lista completa dos livros emprestados por um usuário específico.

Com o conhecimento de SQL, um bibliotecário pode usar o banco de dados mais rapidamente, facilitando o processamento de consultas, atualização e organização de dados, além de ajudar as pessoas a encontrar livros ou informações.

O conhecimento de SQL libera os bibliotecários das limitações da interface padrão do banco de dados. Eles podem escrever consultas diretamente através do console, o que aumenta a eficiência do trabalho.

Serviço de saúde

O aprendizado de SQL também é útil para profissionais de saúde. Funcionários de hospitais e clínicas, administradores e até mesmo os próprios médicos e assistentes podem se beneficiar da compreensão de um pouco de SQL.

A automatização do trabalho de informação não ignorou o setor da saúde, que utiliza bancos de dados para armazenar, organizar e processar dados. Isto facilita a interação com os pacientes. Além disso, cada filial e unidade organizacional tem seus próprios bancos de dados para o trabalho diário. Além disso, estas bases de dados contêm dados extremamente sensíveis.

Considere o exemplo de um hospital privado que deseja criar um banco de dados para automatizar o registro das informações recebidas durante o processo de admissão do paciente. Este banco de dados resolverá vários problemas, inclusive:

  • Armazenamento de informações sobre médicos clínicos, consultórios e pacientes.
  • Gerenciamento de registros de saúde detalhados, incluindo diagnósticos, tratamento e custos de tratamento.
  • Atualização e adição de informações.
  • Analisar informações sobre pacientes, tratamentos, médicos, etc.
  • Resumir as referidas informações.
  • Facilitando a rápida criação de relatórios úteis.

Assim como o pessoal da biblioteca, o pessoal de saúde que conhece SQL terá mais facilidade na busca, atualização e agrupamento de dados; eles serão capazes de ir muito além das capacidades da interface padrão (como um simples CMS) normalmente usada em tais situações.

Educação

Aprender SQL é ótimo para quem trabalha com bancos de dados escolares ou universitários, tais como funcionários do escritório do reitor ou do departamento de contabilidade da universidade. Os bancos de dados geralmente contêm informações sobre estudantes e seus estudos, os cursos que eles frequentam (ou frequentaram), bolsas de estudo, resultados de exames, informações de admissão para estudantes futuros, atuais e passados, etc. Há também o lado dos funcionários; tal banco de dados pode conter informações pessoais e salariais. Como em outros casos, o conhecimento de SQL facilitará muito o trabalho com todas essas informações.

Conhecimentos de SQL para o desenvolvedor do frontend? Fácil!

Quando falarmos sobre o desenvolvedor front-end, seremos os últimos a pensar sobre como este desenvolvedor precisará de SQL. Em grandes empresas, este é exatamente o caso, SQL se aplica exclusivamente aos desenvolvedores de backend. Nas grandes empresas, a distribuição das funções dos funcionários é mais diversificada, já que a empresa pode se dar ao luxo de contratar funcionários de perfil estreito.

Ao mesmo tempo, as coisas são diferentes nas pequenas empresas. Nas pequenas empresas, a flexibilidade e o amplo conhecimento de várias ferramentas e linguagens de programação são apreciados. Quanto mais o desenvolvedor de front-end souber, maior será a chance de serem contratados por uma empresa pequena e aconchegante.

Outra vantagem do conhecimento de SQL para o desenvolvedor front-end é que o desenvolvedor front-end entenderá melhor a lógica do back-end. Eles farão perguntas mais claras e serão capazes de entender quais problemas podem surgir no backend. Isto certamente é uma grande vantagem para os desenvolvedores para realizar projetos.

Os analistas de negócios devem aprender SQL?

Estudar SQL permite que um especialista se desenvolva não apenas verticalmente, mas também horizontalmente - expandindo para novas habilidades e melhorando suas habilidades existentes em um determinado campo, como o de análise.

O mundo dos negócios de hoje exige uma análise muito completa das situações de mercado; as empresas precisam ser capazes de responder rapidamente às mudanças e seguir as tendências. A estratégia é fundamental, mas boas decisões estratégicas exigem uma boa compreensão dos dados. Um relatório e uma análise SQL precisos podem economizar muito dinheiro!

Analistas de negócios com amplo conhecimento e alguma habilidade técnica são praticamente indispensáveis nestas circunstâncias. SQL seria certamente uma adição útil a seu conjunto de habilidades; também seria útil para gerentes que querem extrair mais (ou específicos) insights dos dados da empresa. Por que esperar que o departamento de TI escreva consultas SQL se você mesmo pode fazer isso? O CRM da empresa ainda está disponível, mas ser capaz de escrever consultas SQL lhe dará uma vantagem de velocidade.

Agora, de volta aos analistas de negócios em particular. Se você conhece SQL, você pode fazer:

  • Análises segmentadas de mercado.
  • Análises de dados para um determinado período.
  • Verificação do status da base de clientes de sua empresa.
  • Análises de comportamento de clientes.
  • Gerenciamento de informações de vendas.
  • Análise das transações.
  • Análise da eficácia do programa de fidelização.

Para criar tais relatórios, precisamos de funções SQL especiais, que você pode aprender na trilha de relatórios SQL em LearnSQL.com.br. Completando esta faixa, você terá as opções SQL para agrupar dados, criar agregações multiníveis, preparar estatísticas e entregar relatórios personalizados.

Em resumo, quanto mais você conhece SQL, mais eficientemente você pode analisar e relatar os dados. O curso acima é ótimo para analistas de negócios, mas poderia ser usado por funcionários de todas as indústrias. Confira.

Você deve aprender SQL?

O aprendizado de SQL lhe dará algumas habilidades analíticas muito procuradas e melhorará seu currículo. Os empregadores estão procurando por pessoas que conheçam esta linguagem. Você está pensando em mudar de emprego? Ou você gostaria de ser promovido? Demonstre seu valor e compromisso, aprendendo uma nova habilidade comercializável. Mostre ao seu chefe o que você aprendeu e explique o que a empresa pode ganhar por causa de suas novas habilidades. E depois pense em um aumento salarial :)

Mesmo que o SQL não se traduza em lucro, por exemplo, no caso de funcionários de universidades ou hospitais, você pode trabalhar mais rápida e eficientemente com ele. Portanto, a resposta é sim, aprenda SQL! Não espere; sua concorrência já está aprendendo, e você não quer ficar para trás.