Voltar para a lista de artigos Artigos
11 minutos de leitura

As 5 principais linguagens de programação para aprender ao lado de SQL

Se você já sabe ou está prestes a aprender SQL, você está no caminho certo para ser um procurado administrador de banco de dados, engenheiro de banco de dados, ou apenas um garoto de banco de dados em geral! SQL é uma linguagem moderna e amplamente utilizada que encontra aplicação em quase todas as indústrias. Não há falta de empregos com SQL. Mas e se você quiser se ramificar e aprender outra linguagem para complementar seus conhecimentos e habilidades em SQL? Não procure mais! Reunimos cinco idéias para o seu próximo desafio de aprendizado de idiomas.

Primeiro, se você estiver aprendendo SQL, não há necessidade de aprender outra linguagem. SQL lhe servirá bem em uma ampla gama de carreiras, especialmente se você trabalhar além do básico e até mesmo em conhecimentos e habilidades mais avançadas em SQL.

Linguagens de programação

Primeiro, se você estiver aprendendo SQL, não há necessidade de aprender outra linguagem. SQL lhe servirá bem em uma ampla gama de carreiras, especialmente se você trabalhar além do básico e até os conhecimentos e habilidades mais avançados em SQL.

Dito isto, tornar-se proficiente em outra linguagem de programação só pode melhorar sua empregabilidade e aumentar a gama de funções para as quais você será elegível a se candidatar.

O problema é, no entanto, decidir exatamente em qual linguagem investir seu tempo e energia.

Qual linguagem complementa o SQL? Qual linguagem é a mais fácil de aprender se você conhece SQL? Frequentemente recebemos estas perguntas em LearnSQL.com.br Por isso, pensei em trazer-lhe um pequeno pedaço de pãozinho à escolha.

Leia e aguce seu apetite para seu próximo desafio após aprender SQL!

Qual é o melhor Combo SQL?

Encontrar a linguagem certa para complementar SQL depende de você, de seus interesses, de suas exigências de trabalho, de suas aspirações de carreira e de sua intuição!

Outra coisa importante a considerar é a pilha SQL funcional com a qual você está trabalhando. Se você passou muito tempo aprendendo SQL Server, por exemplo, então aprender outro produto Microsoft, como uma linguagem de script PowerShell, pode fazer muito sentido.

No final das contas, a decisão é toda sua, mas faça seu dever de casa primeiro! Minha colega, Magdalena, escreveu recentemente uma excelente visão geral de algumas das linguagens de programação que você tem à sua disposição - um ótimo lugar para começar se você não conhece Java a partir do JavaScript.

Você também deve fazer a si mesmo esta pergunta muito importante: "Eu quero ser um especialista em SQL com C# sob meu cinto ou um desenvolvedor C# que seja proficiente em SQL"?

Se o primeiro, você pode escolher entre muitos tipos de trabalhos em banco de dados, alguns dos quais você encontrará descritos neste post do blog.

Se o último, aprender SQL é um ótimo ponto de entrada para pegar sua linguagem principal. SQL é fácil de aprender e ajuda os iniciantes em TI a começar a pensar de uma forma centrada em sistemas.

Se você é novo em LearnSQL.com.br Confie em mim quando lhe digo que você encontrou um ótimo lugar para começar sua jornada de aprendizado SQL! Os cursos que você encontrará em nosso site são todos projetados para serem interativos, com muita experiência prática e exemplos realistas para colocar seus dentes.

Basta escolher seu nível e o dialeto SQL com o qual você quer trabalhar e pular para dentro! Quanto mais cedo você começar, mais cedo os trabalhos SQL serão todos seus! *Risos maníacos!

riso maníaco

Sem mais demoras, vamos dar uma olhada em algumas das linguagens de programação que você pode querer considerar aprender além de SQL. Não é uma lista exaustiva, mas esperamos que seja o suficiente para começar!

SQL e Python

Neste vídeo, Brian Cafferky da Microsoft explica como começar com a análise de dados Python usando SQL. Ele até dá sua opinião sobre o uso de Python e SQL juntos - vale bem a pena assistir!

Status do Relacionamento

Almas gêmeas.

Python e SQL são uma combinação feita no céu, por isso lhes demos a honra de ocupar o primeiro lugar em nossa lista.

Python é uma das linguagens de script mais populares do mundo, uma das mais fáceis de aprender, e uma das melhores para análise e visualização de dados.

Casos de uso

O SQL não é exatamente projetado para manipulação de dados de alto nível (como regressões, dados de séries temporais e análises estatísticas). Portanto, Python é uma grande linguagem de parceria se você estiver querendo realizar este tipo de tarefas. O enorme número de bibliotecas Python (por exemplo SciPy, StatsModel e Pandas) é uma forma muito mais eficiente de executar uma análise de regressão do que tentar fazer o mesmo de dentro de SQL.

Python também torna a exploração de diferentes caminhos muito mais rápida e fácil, o que pode levá-lo a descobrir mais do que você faria com uma abordagem SQL pura.

Aprendendo Python

Python é uma das linguagens de programação mais populares do mundo e por uma boa razão. É uma linguagem poderosa com uma sintaxe clara e simples. É escrita muito parecida com o inglês cotidiano, ainda mais do que SQL.

Se você quiser pegar um pouco de Python junto com SQL, seria sábio visitar o pessoal adorável da Academia Vertabelo. Eles são mestres no ensino de Python e oferecem um excelente (e ridiculamente barato) Curso Básico de Python. Mergulhe!

SQL e R

Confira o vídeo acima para outro dos tutoriais de Brian Cafferky, desta vez em R para DBAs. O vídeo é fácil de seguir e você começará a usar pacotes SQL-friendly em R num piscar de olhos.

Status do Relacionamento

O casal de idosos casados.

R e SQL são aliados de longa data. R, para aqueles que não estão familiarizados com ele, é uma linguagem de programação e um ambiente de software para computação estatística e gráficos. É amplamente utilizado para análise de dados e, portanto, um parceiro natural para SQL.

Casos de uso

R suporta a recuperação de dados de bancos de dados relacionais localizados centralmente usando SQL, o que significa que a relação entre os dois está bem estabelecida e é suficientemente fácil de navegar.

Mas há mais profundidade para este par do que se vê! Há vários pacotes disponíveis em R que permitem aos usuários criar e consultar conjuntos de dados enquanto simultaneamente processam e analisam os dados.

O que são estes diferentes pacotes? Bem, o RSQLite ajuda os usuários a recuperar dados de arquivos e planilhas para incluir em um banco de dados SQL acessível. Em resumo, ele ajuda a trabalhar com dados sem ter que configurar um banco de dados externo. Ganhe.

O pacote sqldf torna as coisas ainda mais fáceis ao permitir que os usuários usem SQL em quadros de dados e ao eliminar completamente a necessidade de configurar qualquer tipo de banco de dados. Win-win!

Se você estiver interessado em levar esta relação para o próximo nível, considere explorar a coleção de pacotes "Tidyverse" do R, que ajuda os usuários do R a limpar, processar, modelar e visualizar os dados.

Aprendendo R

Mais uma vez, nossos bons amigos da Academia Vertabelo fazem os melhores professores quando se trata de aprender R. Seu curso, "Introdução ao R", ajuda os alunos a aprender a criar variáveis, realizar cálculos básicos, criar e usar vetores, lidar com fatores e seus níveis, e muito, muito mais!

Qualquer pessoa interessada em acrescentar um pouco de conhecimento de R ao seu conhecimento de SQL seria sábio para dar uma chance ao curso. Ter até mesmo um pouco de conhecimento de R pode ir longe quando se trata de aprendizado de banco de dados e forjar uma carreira em administração de banco de dados e análise de dados.

SQL e Java

Neste vídeo "oldie but a goodie", Chad Darby nos fala através da conexão com um banco de dados MySQL usando Java, uma maneira rápida e fácil de se conectar com o Java Database Connectivity (JDBC).

Status do Relacionamento

Namoro.

Java tem mantido sua posição como uma linguagem de programação popular e poderosa por mais de duas décadas. É utilizada por um grande número de empresas da Fortune 500 para construir seus backends, e é também a base de muitas aplicações Android.

Embora o Java não seja a primeira escolha de um analista de dados em uma linguagem de programação, isso não significa que não será útil para você. Se você quer trabalhar em desenvolvimento web back-end, desenvolvimento móvel e aplicativos desktop, Java é uma ótima linguagem para você.

Combinado com seu conhecimento de SQL, você será capaz de incorporar tarefas de banco de dados com seu trabalho de desenvolvimento. Uma ótima combinação!

Casos de uso

A maioria dos desenvolvedores Java interessados em empregar SQL em seu trabalho o farão através do JDBC, que permite a conexão de Java a bancos de dados SQL.

O vídeo acima dá uma grande visão geral de como usar a API JDBC para conectar o banco de dados MySQL com Java. Uma vez conectado, você pode facilmente recuperar dados de bancos de dados para usar em seu trabalho de codificação Java.

Aprendendo Java

Coursera é uma ótima plataforma para adicionar ao seu conhecimento de SQL, e eles também têm algumas grandes ofertas na frente Java. Nós recomendamos esta: Especialização em Programação Java e Fundamentos de Engenharia de Software. Ele inclui um módulo "Arrays, Lists, and Structured Data" que o ajudará a aprender a resolver problemas em Java envolvendo arquivos de dados e armazenar e manipular dados em arrays ou array lists.

SQL e C#

Aqui está Tim Corey nos falando através da conexão C# com SQL.

Status do relacionamento

Indo com firmeza.

Assim como o Java, C# é uma linguagem de programação popular com aplicações de uso específico - como, por exemplo, a construção de websites e aplicações Windows. Também, como Java, há muitas instâncias em que você pode querer usar SQL com C#, tornando o emparelhamento uma escolha forte para os estudantes de SQL!

Casos de uso

C# e outras linguagens .Net podem trabalhar em conjunto com a maioria dos bancos de dados, mas mais comumente emparelhados com Oracle e Microsoft SQL Server.

O guru C# Tim Corey oferece uma maneira fácil de conectar o C# ao SQL no vídeo acima. Confira-o para entender melhor como os dois podem trabalhar juntos.

Aprendendo C#

Vá direto para os mestres com este aqui. A Microsoft oferece uma gama abrangente de vídeos, artigos, notícias e guias sobre C# que o deixarão imerso no idioma em pouco tempo.

Mosh, na programação com Mosh, também oferece um vídeo tutorial fantástico em C# para que você comece. Enquanto você estiver lá, confira os outros vídeos dele. Mosh tem uma riqueza de informações!

SQL e Power BI

No vídeo acima, Vikram Verma nos dá uma visão geral de como fazer relatórios BI simples a partir de um banco de dados SQL Server.

Status do Relacionamento

As pessoas em lua-de-mel.

Power BI não é uma linguagem de programação por qualquer extensão da imaginação, mas combina com SQL como duas ervilhas em uma vagem, e é por isso que a incluímos aqui.

Power BI é um serviço analítico de negócios baseado em nuvem da Microsoft que ajuda os usuários a visualizar e analisar melhor os dados. Ele se integra perfeitamente com bancos de dados e pode ser incrivelmente útil para cientistas de dados que trabalham com SQL.

Casos de uso

Power BI oferece recursos como armazenamento de dados e descoberta de dados e é capaz de carregar uma ampla gama de visualizações personalizadas. Tem sido reconhecida como uma ferramenta líder no mundo da análise e inteligência de negócios pela Gartner por 12 anos consecutivos.

Uma vez que você tenha conectado seu banco de dados escolhido ou bancos de dados com o Power BI, o mundo da visualização de dados incrível é seu!

Aprendendo o Power BI

Como um produto da Microsoft, basicamente tudo que você precisa para aprender Power BI pode ser encontrado na página "Aprenda Power BI" da Microsoft. Desde vídeos e artigos que o guiarão na execução de tarefas básicas com Power BI até amostras de estudo de caso e guias abrangentes, não há nada melhor do que aprender as cordas com os próprios fabricantes!

SQL e Tudo!

Aprenda SQL, e o mundo é a sua ostra. Se você é um fã do aprendizado de banco de dados e deseja trabalhar como administrador de banco de dados, analista ou cientista de dados, começar com um sólido curso de SQL fundacional nunca será uma má idéia.

Uma vez que você tenha aprendido o básico, tente nivelar com um curso de SQL mais avançado. Aqui, você aprenderá habilidades mais difíceis, como funções de janela, extensões GROUP BY e consultas recursivas.

Se você está indo bem com seu aprendizado de SQL ou simplesmente quer matar dois coelhos com uma cajadada só, pegar outra linguagem de programação é uma ótima idéia. Uma habilidade complementar só irá aumentar suas habilidades de programação e banco de dados e sua empregabilidade no futuro.

Existem MUITOS tipos de trabalhos de banco de dados que você pode fazer somente com SQL, e outra linguagem de programação só acrescenta mais cordas ao seu arco. Mas que linguagem escolher?

Python e R são sempre ótimas opções. Se você não se encontrar puxado em nenhuma direção em particular, eu escolheria uma dessas duas para pura usabilidade e empregabilidade.

Se você estiver interessado em se tornar um desenvolvedor andróide, Java é uma boa escolha. Da mesma forma, o C# é uma linguagem com aplicações específicas, mas funciona muito bem em conjunto com SQL.

Ainda não consegue decidir?

Escolha um gato!

Gatos