Voltar para a lista de artigos Artigos
7 minutos de leitura

Aprenda SQL em 10 minutos

SQL, ou Structured Query Language (Linguagem de Consulta Estruturada), é uma linguagem de programação usada para se comunicar com bancos de dados. Com o SQL, você pode recuperar dados de um banco de dados, inserir novos dados e atualizar ou excluir dados existentes. É possível até mesmo modificar a estrutura de um banco de dados: você pode adicionar ou excluir tabelas ou colunas e alterar as relações entre as tabelas.

O SQL é um padrão, o que significa que é uma referência. Leia sobre a história do padrão SQL em nosso artigo "A história dos padrões SQL".

Na prática, cada sistema de banco de dados usa sua própria versão do SQL, geralmente chamada de dialeto SQL. Os dialetos SQL são como dialetos no sentido linguístico; eles são mutuamente compreensíveis. Você não precisa conhecer todos os dialetos SQL; suas diferenças são muito pequenas.

Portanto, não tenha medo! Com um sólido conhecimento de SQL, você pode mudar facilmente de um dialeto para outro. Leia mais sobre os dialetos SQL em nosso artigo "O que é um dialeto SQL e qual deles você deve aprender?"

Deseja saber mais sobre SQL? Recomendo este excelente artigo de Kateryna Koidan, "What Is SQL?" Além disso, dê uma olhada neste curso best-seller sobre LearnSQL.com.br, SQL para Iniciantes. Se você é totalmente iniciante e não tem experiência em programação ou TI, este curso é perfeito para você. Ele lhe dá uma base sólida para iniciar sua jornada rumo a se tornar um especialista em SQL.

Você está pronto para aprender SQL em 10 minutos?

O que é um banco de dados?

Em poucas palavras, um banco de dados é um local onde todos os seus dados são armazenados. Imagine que você tem seu próprio negócio e precisa armazenar todos os dados relacionados à sua empresa em um só lugar: dados de clientes, dados de produtos, dados de vendas etc.

Se você tem uma pequena empresa, talvez consiga fazer isso com um arquivo do Excel ou com um caderno antigo. Mas se você tiver uma empresa de porte significativo por algum tempo, não conseguirá lidar com centenas de milhares ou milhões de registros com um arquivo do Excel. Você precisa de um banco de dados.

As tabelas e a estrutura de um banco de dados

Um componente fundamental da estrutura do banco de dados é a tabela. Cada tabela é usada para armazenar dados relacionados às suas necessidades. Em nosso exemplo anterior, podemos definir três tabelas: users, products, e sales.

Uma tabela contém colunas que representam as características dos dados que armazenamos. Uma tabela como users pode conter colunas como first_name, last_name, gender, SSN, etc.

Uma tabela tem linhas com dados de diferentes objetos. Se a tabela users Se a tabela tiver 1.000 linhas, ela representa 1.000 usuários diferentes, um por linha.

Convencionalmente, a primeira coluna de uma tabela é uma coluna chamada id que contém números para identificar exclusivamente uma linha. Em alguns casos, esse valor pode ser uma referência de chave para outras tabelas. Vejamos o exemplo a seguir:

Aprenda SQL em 10 minutos

Marty McFly (ID 132) comprou um hoverboard (ID 1254). Ambos os valores são referenciados na tabela salese as três tabelas estão, portanto, relacionadas. Além disso, Han Solo comprou uma Millennium Falcon e Thanos comprou Infinity Gems.

Exemplos de consultas SQL

No SQL, nós nos comunicamos com um banco de dados usando consultas. Uma consulta SQL é um comando para obter dados de um banco de dados ou para modificar ou excluir dados de um banco de dados.

As consultas SQL são projetadas para se assemelharem a uma frase em inglês. Elas começam com uma palavra-chave de ação (como SELECT ou UPDATE) e continuam com informações adicionais. As consultas SQL podem obter todos os dados de um banco de dados, filtrar dados que atendam a determinados critérios e até mesmo realizar cálculos nos dados.

Vamos ver exemplos reais de consultas SQL.

Obtenção de todos os dados de uma tabela

Essa consulta:

SELECT * FROM table

seleciona todas as informações - todas as colunas e linhas - da tabela especificada. A consulta começa com SELECT, para informar ao banco de dados que queremos selecionar dados. O asterisco (*) informa ao banco de dados que queremos selecionar todas as colunas da tabela. Depois de FROM, colocamos o nome da tabela da qual queremos selecionar. Como resultado, ele seleciona todas as linhas e todas as colunas da tabela.

Vamos tentar isso com o exemplo que vimos anteriormente:

SELECT *
FROM users;

O resultado é o seguinte:

idfirst_namelast_namessnphoneage
132MartyMcFly11111111112345678917
625HanSolo22222222298765432132
9745ThanosDione333333333458712961000

Isso é extremamente simples, não é? A sintaxe SQL é facilmente compreensível e intuitiva.

Obtendo algumas colunas de uma tabela

Vamos ver outro cenário.

Às vezes, não queremos ver todas as colunas da tabela. Essa consulta:

SELECT col1, col2 FROM table

nos permite selecionar somente as colunas que desejamos. Após a cláusula SELECT, listamos os nomes das colunas, separando-os com vírgulas. Não há limite para o número de colunas; podemos listar apenas uma ou todas as colunas da tabela.

Neste exemplo, precisamos de id, o primeiro nome e o sobrenome da tabela users:

SELECT
  id,
  first_name,
  last_name
FROM users;

O resultado é o seguinte:

idfirst_namelast_name
132MartyMcFly
625HanSolo
9745ThanosDione

Como no exemplo anterior, a consulta é muito fácil de entender.

Obtendo algumas colunas e algumas linhas de uma tabela

Ótimo! Agora, sabemos como filtrar as colunas de uma tabela.

E quanto à filtragem de linhas? Isso é fácil com uma cláusula WHERE para definir uma condição para a consulta:

SELECT col1, col2 FROM table WHERE x = y;

Imagine que recebemos um ID de usuário e precisamos pesquisar nosso banco de dados para recuperar o usuário. Podemos fazer isso:

A condição id = 625 informa ao banco de dados que estamos interessados apenas em linhas cuja coluna id tenha o valor 625. Há apenas uma linha que satisfaz essa condição:

idfirst_namelast_name
625HanSolo

Isso é extremamente poderoso! Imagine que você tenha um banco de dados com milhões de entradas. Você pode recuperar um usuário em milissegundos graças a uma consulta curta!

A igualdade não é o único operador permitido dentro de uma condição. Podemos usar qualquer um dos seguintes operadores: <, <=, >, ou >=, com um número. Por exemplo, se aplicarmos um filtro ao ssn desta forma:

SELECT
  id,
  first_name,
  last_name,
  ssn
FROM users
WHERE ssn >= 222222222;

O resultado será o seguinte:

idfirst_namelast_name
625HanSolo

Há mais coisas que podemos fazer com a cláusula WHERE. Podemos criar várias condições, graças ao operador AND.

Imagine que queremos filtrar nossos usuários por uma faixa etária. Podemos fazer isso facilmente, da seguinte forma:

SELECT
  id,
  first_name,
  last_name,
  age
FROM users
WHERE age >= 20 AND age <= 40;

Essa consulta encontra usuários com 20 anos ou mais e, ao mesmo tempo, com 40 anos ou menos. Ela apresenta o seguinte resultado:

idfirst_namelast_nameage
625HanSolo32

Observe que podemos fazer a mesma coisa de forma mais elegante com o operador BETWEEN:

SELECT
  id,
  first_name,
  last_name,
  age
FROM users
WHERE age BETWEEN 20 AND 40;

Muito fácil, certo? Se você ainda não está convencido, leia o artigo de Jill Thornhill, "O SQL é difícil de aprender?"

Cursos interativos de LearnSQL.com.br

Isso deixou você curioso? Você quer aprender mais?

Você pode ler um livro sobre SQL ou assistir a tutoriais no YouTube. Há muito material excelente para iniciantes.

No entanto, vamos ser honestos. Quando você começa no mundo da programação, é desanimador ler livros grandes ou assistir a vídeos desnecessariamente longos. Você perde tempo alternando entre o livro ou o vídeo e o editor de código. É por isso que recomendo sinceramente que você aprenda SQL on-line com cursos interativos.

Os cursos on-line em LearnSQL.com.br são altamente interativos. Você aprende novos conceitos e os pratica imediatamente por meio de pequenos exercícios. É solicitado que você escreva um código SQL real e o execute, e a plataforma informa se ele está correto. Por meio de muitos exercícios, você se torna mais confiante e constrói um sólido conhecimento de SQL até se tornar um especialista em SQL.

E o melhor é que você não precisa instalar NADA em seu computador. As únicas coisas de que você precisa são uma conexão com a Internet e um navegador da Web! Veja a captura de tela a seguir:

Aprenda SQL em 10 minutos

Visão geral de um curso interativo de SQL em LearnSQL.com.br

Incrível, não é? No lado esquerdo, você lê a lição; no lado direito, você edita o código SQL e vê os resultados. Não poderia ser mais simples!

Aprenda SQL hoje mesmo!

É isso aí - você pode aprender SQL em 10 minutos! Espero sinceramente que este artigo tenha motivado você a se aprofundar nos conceitos de SQL.

Você pode encontrar em LearnSQL.com.br todos os cursos e recursos de que você precisa para impulsionar sua carreira em SQL. Se você for um iniciante, comece com o SQL para Iniciantes curso. Ele tem 129 exercícios práticos para ajudá-lo a aprender tudo o que você precisa para começar a usar o SQL.

Então, o que está esperando? Aprenda SQL e torne-se um especialista!