Voltar para a lista de artigos Artigos
9 minutos de leitura

É sql difícil de aprender??

Se você não tem conhecimentos de TI, quão difícil é aprender SQL? Será muito técnico para você? Vale a pena o esforço? E por onde você começaria? Neste artigo Responderei a essas perguntas.

Como consultor e treinador de TI, muitas vezes aconselhei as pessoas a aprenderem SQL. E, quase sempre, a resposta tem sido: "É difícil aprender SQL? Eu preciso de habilidades técnicas ou de TI para aprendê-lo? Vale a pena? Como isso me ajudará em meu trabalho"?

Sim, como executivo de marketing / contador / empresário / pesquisador / gerente, SQL definitivamente o ajudará em seu trabalho. Informações significativas são vitais se você for tomar decisões informadas, responder rapidamente às necessidades de seus clientes ou detectar as tendências que lhe permitirão permanecer no topo de sua área. E não, SQL não é difícil de aprender.

A próxima pergunta que me fazem é: "Como eu iria aprender SQL?". Falaremos mais sobre isso mais tarde, mas o curso LearnSQL.com.br SQL para Iniciantes é um bom ponto de partida. É perfeito para qualquer pessoa com pouca ou nenhuma experiência em TI - e definitivamente não é difícil!

O que é SQL?

Então o que é Structured Query Language, ou SQL? É uma linguagem de programação parecida com a inglesa, que permite a comunicação com um banco de dados para recuperar e analisar dados. Ao contrário de muitas linguagens de programação, ela é declarativa e não processual. Isto significa que você especifica o que deseja fazer em vez de dar instruções complicadas sobre como fazê-lo. Você não precisa entender o funcionamento interno de um computador ou de um banco de dados para usar SQL. Um comando SQL para recuperar as vendas totais por departamento pode parecer algo parecido com isto:

SELECT department, 
 SUM(sales)
FROM yearly_sales 
GROUP BY department;

Se você entende esse comando, você pode aprender SQL facilmente!

Quando a TI era nova, a recuperação de dados era uma tarefa difícil. Você tinha que estabelecer sua localização exata em um disco e dar instruções ao hardware para recuperá-los na memória. Desde o advento do SQL, a maioria das linguagens de programação não precisava fazer isso. Para acessar os dados, eles usam apenas a linguagem universal de banco de dados - SQL.

SQL é para todos

Os dados costumavam ser inteiramente da província do departamento de TI. Os computadores contêm uma grande quantidade de fatos, ou seja, dados. Os dados podem ser reunidos de muitas maneiras diferentes para responder a questões comerciais vitais, como por exemplo:

  • Qual departamento tem o maior volume de vendas?
  • Quais produtos oferecem a melhor margem de lucro?
  • Que tipo de cliente é mais importante para nossa receita?
  • O que gastamos com consultores externos? Como esses custos são discriminados?
é difícil de aprender

Quando uma empresa precisava de respostas a perguntas como estas, era necessário fazer um pedido ao departamento de TI para produzir as informações. Uma vez que muitas vezes eles tinham um acúmulo de solicitações, isso levava tempo. E havia sempre a possibilidade de as exigências serem mal compreendidas e de serem produzidas informações erradas.

Para resolver isto, empresas inteligentes começaram a introduzir a democratização dos dados - o conceito de que os dados são para todos e todos deveriam ter acesso a eles. Esta tendência coincidiu (ou talvez tenha sido acelerada) com a invenção do SQL - uma linguagem que qualquer pessoa pode aprender. Em uma empresa orientada por dados, qualquer pessoa que precise de informações deve poder acessá-las diretamente. Afinal, quem melhor entende os dados e como melhor analisá-los do que a pessoa cujo trabalho depende dessa informação?

Quão difícil é aprender SQL?

Deixe-me apresentá-lo a algumas pessoas que me fizeram essa pergunta.

A "Sra. M." foi uma assistente de contabilidade sobrecarregada de um varejista de vários departamentos. Seu chefe sempre quis tudo com pressa. Um dia típico na vida da Sra. M era algo parecido com isto:

  • O departamento fiscal queria uma discriminação exata do valor reclamado para as despesas de viagem.
  • A administração queria saber quanto lucro foi obtido em uma determinada linha de produtos.
  • Os recursos humanos perguntaram por que os pagamentos de horas extras no mês passado foram tão altos.
  • O contador insistiu que os livros deveriam ser finalizados hoje; os auditores precisavam deles.

Convenci a Sra. M. que aprender SQL a deixaria lidar com tais consultas rapidamente, deixando-lhe mais tempo para fazer seu verdadeiro trabalho - manter as contas atualizadas. Embora ela tivesse muito pouco conhecimento de TI, em pouco tempo ela foi capaz de acessar o banco de dados e encontrar as respostas de que precisava.

O "Sr. C." era um diretor de empresa e o departamento de TI havia sido transferido sob sua jurisdição. Ele tinha mais de 60 anos e não tinha aprendido muito sobre computadores. Ele tinha medo de que, com sua idade, não achasse fácil aprender os conceitos técnicos necessários para administrar efetivamente os recursos de TI.

Como ponto de partida na construção de suas habilidades, ele reservou um curso de SQL. Entretanto, ele estava preocupado que não seria capaz de acompanhar a classe. Ele me perguntou: "É difícil aprender SQL?" eu o tranquilizei. Na verdade, ele não achou o curso difícil. Quase imediatamente, ele pôde usar SQL para se familiarizar exatamente com os dados que estavam armazenados no banco de dados e como eles se encaixavam. Ele passou a aconselhar com sucesso a empresa sobre sua estratégia de TI e como fazer o melhor uso dos dados disponíveis.

A "Sra. E." trabalhou no departamento de marketing de uma loja on-line. Ela nunca lhe faltaram idéias inovadoras para alcançar clientes potenciais. Infelizmente, ela teve que confiar nos relatórios produzidos pelo departamento de TI para medir o sucesso de cada campanha. As informações não foram produzidas em tempo hábil e nunca lhe deram exatamente o que ela precisava.

é difícil de aprender

Sugeri que a Sra. E aprendesse SQL para que pudesse coletar informações diretamente e analisá-las de diferentes maneiras. Ela perguntou: "É difícil aprender SQL? Será que isso me ajudará?"

Ela não apenas foi capaz de extrair seus próprios relatórios, mas ela foi capaz de sugerir ao departamento de TI que outros dados poderiam ser armazenados no sistema para ajudá-la a tomar melhores decisões.

Como você começa a aprender SQL?

Pode ser assustador embarcar em uma nova experiência de aprendizado, especialmente se você tiver que fazer malabarismos com uma carreira ocupada ou compromissos de estudo existentes - sem mencionar as obrigações domésticas e familiares. Aqui está um artigo que dá algumas boas dicas sobre como aprender SQL quando você tem um estilo de vida ocupado.

Há várias maneiras de aprender SQL - incluindo assistir fisicamente a um curso, assistir a vídeos do YouTube ou ler um livro. Entretanto, livros e vídeos não lhe dão experiência prática e prática. E eles não podem lhe dar ajuda adicional se você precisar dela.

Por outro lado, pode ser difícil se comprometer a participar de um curso em tempo integral. Para a maioria das pessoas ocupadas, a melhor maneira de aprender é através de um curso on-line que lhes permite aprender em seu próprio ritmo e em seu próprio tempo.

Isto é exatamente o que é oferecido em LearnSQL.com.br. Se você optar por este programa, você trabalhará seu caminho através de um programa de estudo cuidadosamente projetado e voltado para suas próprias necessidades particulares.

Se alguma vez você ficar preso, poderá usar as dicas de exercício incluídas. Ou você pode usar a aba Discutir para fazer perguntas e compartilhar insights com outros membros da comunidade LearnSQL. Você também pode pedir ajuda aos criadores do curso. Eles ficarão mais do que felizes em indicar-lhe a direção certa!

LearnSQL.com.br Os cursos são muito práticos, assim você será capaz de praticar o que você aprende em um ambiente de banco de dados real. E você não precisa instalar nenhum software especial, já que tudo é feito em seu navegador.

Qual curso você deve escolher?

LearnSQL.com.br tem vários caminhos de aprendizado diferentes. Há algumas perguntas que você precisa fazer a si mesmo antes de fazer uma escolha.

  • Você já trabalha para uma empresa? Em caso afirmativo, sua empresa lhe dará acesso aos dados deles uma vez que você tenha concluído o curso?
  • Qual sistema de banco de dados você (ou sua empresa ou função atual/preferida) utiliza?
  • O que você gostaria de fazer ao final de seus estudos SQL - escrever consultas simples para ter acesso aos dados? Ou fazer uma carreira de SQL, análise de dados, engenharia de dados, etc.?
  • Você é um estudante que não tem acesso a dados ou a um banco de dados, mas que gostaria de aprender uma habilidade adicional?

Existem caminhos de aprendizado para cada uma dessas situações.

Se você quiser simplesmente usar SQL para acessar e analisar dados, o curso SQL para Iniciantes é provavelmente a sua melhor aposta. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio de TI para aprender rapidamente como extrair dados de uma ou mais tabelas, agrupá-los e agregá-los de diferentes maneiras.

Se você já sabe qual banco de dados estará usando, você pode procurar um curso nesse dialeto. (Há vários dialetos SQL diferentes, que recebem o nome do sistema de gerenciamento do banco de dados que os utiliza. Os dialetos SQL mais populares incluem o MySQL, PostgreSQL, Oracle, etc. O SQL padrão pode ser adaptado a quase qualquer dialeto com apenas algumas alterações) LearnSQL.com.br fornece o mesmo curso SQL Basics noMicrosoft SQL Server, MySQL e PostgreSQL dialetos.

Talvez você não tenha acesso aos dados de uma empresa. Você gostaria de configurar seu próprio banco de dados, seja para a prática ou para armazenar suas próprias informações? Nesse caso, o melhor é ir com um dos bancos de dados gratuitos - seja MySQL ou PostgreSQL. Se você estiver interessado em aprender mais sobre os diferentes tipos de bancos de dados populares, você pode gostar deste artigo.

Se você gostaria de configurar um programa de treinamento SQL para sua organização, este artigo o ajudará.

E se você for um estudante, não se esqueça de verificar as ofertas especiais disponíveis apenas para você.<

/

Se você gostaria de ir mais longe e se tornar um especialista, então você deve escolher nossa faixa de aprendizagem SQL de A a Z. Isso leva você desde o nível iniciante absoluto até os tópicos de nível avançado.

Em última análise, você pode ir all-in e escolher nosso pacoteIlimitado Vitalício . Isto lhe dá acesso vitalício a todos os nossos cursos.

Aprender SQL vai ajudar o meu caminho de carreira?

SQL pode ser o primeiro passo para várias carreiras interessantes e bem remuneradas. SQL pode ajudar você nas seguintes carreiras:

Enquanto aprende SQL você provavelmente descobrirá algumas áreas adicionais que podem melhorar sua atualização de carreira. Trabalhar com dados às vezes também requer conhecimento de estatísticas, Excel, análise, Python, visualização de dados, etc.

O autodesenvolvimento em áreas relacionadas abre novas oportunidades de carreira. É por isso que nossos alunos, em muitos casos, procuram a SkillCombo.com para expandir seu conjunto de habilidades. Muitos cursos on-line dos melhores fornecedores do mercado estão disponíveis lá. Vale a pena checá-los.

A tabela abaixo é extraída de dados coletados do Indeed.com, um dos maiores mercados de trabalho on-line. Ela lhe dará uma idéia do que algumas dessas pessoas podem ganhar.

Job TitleLow SalaryAverage SalaryHigh Salary
Market Analyst44,81075,217126,258
Data Scientist87,606144,592238,647
Data Analyst49,96670,29398,889

Como você pode ver, aprender SQL pode definitivamente compensar - mesmo que você não esteja interessado em um trabalho de dados ou tecnologia.

Então, SQL é difícil de aprender? Definitivamente não! Experimente por si mesmo hoje!