Voltar para a lista de artigos Artigos
10 minutos de leitura

Os principiantes devem saber os termos SQL

Você já começou a aprender SQL? Você se sente um pouco perdido no labirinto de novas palavras e idéias? Aqui está uma lista de 10 termos SQL absolutamente essenciais para iniciantes.

Quando você começa a aprender SQL, há muito o que processar. E alguns deles - mesmo termos SQL básicos - se perdem no embaralhamento. Se isto lhe parece, marque este artigo; será uma referência útil.

Vou explicar estes termos SQL básicos com as palavras mais simples possíveis. Não estamos procurando precisão a nível científico; o mais importante é que você entenda os fundamentos SQL.

Pronto? Vamos lá!

Seção Um: Fundamentos básicos do banco de dados

Base de dados

Um banco de dados é um conjunto estruturado de dados armazenados em um computador. Você pode processar esses dados de várias maneiras - por exemplo, analisá-los, atualizá-los, copiá-los, apagá-los, etc. Atualmente, as bases de dados estão em toda parte. Eles são utilizados por bancos, empresas de táxi, websites, hospitais e até mesmo os aplicativos em seu smartphone. Vivemos em um mundo que roda sobre os dados armazenados em bancos de dados.

Se você estiver interessado em eventualmente criar estruturas de bancos de dados, confira nossa trilha Criando estruturas de bancos de dados. Ela contém cinco cursos interativos onde você aprenderá sobre tipos de dados, criando estruturas de tabelas em SQL, e usando restrições, índices e visualizações. Os mais de 320 exercícios interativos lhe darão um grande conhecimento - e prática.

Banco de dados relacional

Este é um termo importante que muitas vezes tem definições extremamente complexas. Vou me ater ao que Edgar Frank Codd - um matemático genial e o antecessor dos bancos de dados e SQL - estabeleceu em 1970: um banco de dados relacional é uma estrutura pré-definida de uma ou mais tabelas. Os dados nas tabelas podem ser relacionados com base em seus valores. (Por exemplo, duas colunas em tabelas diferentes podem compartilhar os mesmos dados de identificação, o que liga essas duas tabelas entre si).

As bases de dados relacionais são as mais populares do mercado, mas há outros tipos disponíveis. Alguns bancos de dados utilizam um tipo diferente de estrutura de dados; eles podem ser baseados em:

  • Colunas - Cassandra, Druid, HBase.
  • Pares de valores chave - Oracle NoSQL Database, OrientDB, Redis.
  • Documentos - Apache CouchDB, IBM Domino, MongoDB.
  • Gráficos - AllegroGraph, InfiniteGraph, Apache Giraph.

Se você está pensando em trabalhar com bancos de dados, concentre-se em bancos de dados relacionais por enquanto. Se você não sabe agora mesmo que precisará de um tipo diferente de banco de dados, você quase certamente estará usando um banco de dados relacional. O SQL para Iniciantes curso é um bom lugar para começar a construir este conhecimento.

Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD)

Como o nome sugere, um SGBD é um programa de computador que lhe permite trabalhar com um banco de dados. O banco de dados em si é simplesmente um dado armazenado em um disco rígido. Você tem que acessá-lo de alguma forma, e é aqui que um SGBD vem a calhar.

Neste ponto, tudo o que você precisa saber é que um SGBD é o software no qual você escreve consultas SQL, que ele se conecta ao banco de dados e retorna os dados que você pede. Existem muitos SGBD no mercado, tanto pagos como de código aberto (o que é mais popular). A escolha entre eles é principalmente uma questão de preferência e propósito pessoal. Se você optar por aprender SQL, você estará usando um SGBD. Os SGBD mais populares são:

Meu colega Adrian escreveu um grande artigo sobre o SGBD, no qual ele explica exatamente o que os SGBD estão usando como exemplos. Se você precisar de mais detalhes, é um bom recurso. Você quer saber qual SGBD você deve escolher para uso comercial ou privado? Dê um conselho aos profissionais: Os bancos de dados mais populares em 2020 contêm os resultados da última pesquisa Stack Overflow.

Tabela

A maioria de nós compreende intuitivamente o que é uma tabela de banco de dados: dados em uma estrutura lógica de colunas e linhas. O mais provável é que você possa imaginar uma tabela de banco de dados em sua cabeça. Caso contrário, aqui está um exemplo:

Column 1Column 2Column 3
Row 1
Row 2
Row 3
Row 4

Com SQL, você pode escrever consultas que escolhem 'fragmentos' de tabelas específicas, ou seja, o(s) valor(es) em certas linhas ou colunas. Você pode até mesmo escolher um único valor. Além disso, SQL permite analisar, efetuar cálculos ou mesmo alterar os dados em uma tabela. E você não estará sempre trabalhando com apenas uma tabela. Às vezes, você escreverá uma consulta referente a várias tabelas. Por exemplo, você pode ter uma lista de seus clientes em uma tabela e uma lista de pedidos em outra tabela. Com uma consulta SQL, você pode descobrir quais clientes pediram mais mercadorias e o que eles pediram. Isto requer um comando conhecido como SQL JOIN, que é coberto em nosso caminho SQL para Iniciantes.

Coluna

Uma coluna é parte de uma tabela. Em um banco de dados relacional, uma coluna é uma coleção de valores de dados de um tipo específico; há um valor de coluna para cada linha no banco de dados.

Por exemplo, veja sua lista de contatos. Você provavelmente tem os nomes e sobrenomes de seus amigos, números de telefone, endereços de e-mail, etc. Se você colocar todos eles em uma tabela de banco de dados, eles se parecerão com o exemplo abaixo. Observe que todas as informações na coluna email (que colorimos) são do mesmo tipo: endereços de e-mail. É isso que as colunas fazem: armazenar um tipo de informação.

first_namesurnamephone_numberemail
AnnJarvis888-555-1234jarvis.ann@company.com
TomLau818-555-4567t_lau145@email.co
MikeHigdon303-555-0987mikehigdon@painting.it
MariaHernandez818-555-3498mhernandez@business.us

Fila/Registro

As linhas (também chamadas de registros) contêm células (também chamadas de campos) que armazenam valores de colunas individuais. Ao contrário das colunas, as linhas podem conter múltiplos tipos de dados. O que torna as linhas diferentes é que todos os dados na linha descrevem uma coisa específica. E, ao contrário das colunas, você pode ter qualquer número de linhas em uma tabela; você não precisa saber o número de linhas com antecedência.

No exemplo de uma lista de contatos, cada linha representa todas as informações de contato que você tem para uma única pessoa. Neste exemplo, uma linha = uma pessoa. Em outros casos, uma linha pode representar um item, uma transação de venda, uma peça de equipamento esportivo, etc.

first_namesurnamephone_numberemail
AnnJarvis888-555-1234jarvis.ann@company.com
TomLau818-555-4567t_lau145@email.co
MikeHigdon303-555-0987mikehigdon@painting.it
MariaHernandez818-555-3498mhernandez@business.us

Seção Dois: Termos SQL básicos

Linguagem de Consulta Estruturada (SQL)

SQL ou Structured Query Language é a linguagem que você utiliza para se comunicar com o banco de dados. Ao contrário de algumas linguagens de programação, SQL é bastante simples e é baseada em inglês simples. Os comandos SQL são mais como sentenças do que códigos de computador. Em outras palavras, SQL é a linguagem que você usará para encontrar, alterar, adicionar ou excluir dados em um banco de dados.

Acho que aprender SQL é mais parecido com aprender espanhol ou francês do que uma linguagem de programação de computadores. Na verdade, eu diria que é ainda mais fácil porque você já conhece todas as palavras. Você só precisa descobrir como colocar as palavras corretas juntas corretamente em uma consulta SQL.

SQL tem mais de 40 anos de idade. E não está indo a lugar algum. É uma norma oficial da indústria, endossada pela Organização Internacional de Normalização (ISO) e pelo American National Standards Institute (ANSI, que é uma organização membro da ISO).

Todas as soluções modernas de banco de dados relacionais usam SQL como ferramenta básica. Embora existam diferentes dialetos SQL (por exemplo, SQL Server, MySQL ou PostgreSQL), as diferenças entre SQL padrão e um dialeto são geralmente menores. Você pode verificar facilmente a documentação de cada dialeto para descobrir o que precisa ser feito de forma diferente.

Consulta

Uma consulta é um comando enviado para o banco de dados. Em nosso caso, será o que você escreve em SQL para obter o resultado desejado. Consultas SQL podem ser usadas para extrair resultados do banco de dados ou modificar o próprio banco de dados.

Imagine que o banco de dados é seu amigo Joe. Ele sabe onde obter uma boa pizza. Você está com muita fome e gostaria de uma pizza. O que você faz? Você pergunta ao Joe, dizendo algo como: "Ei Joe, onde há uma boa pizzaria?" Supondo que você estivesse perguntando em SQL, pareceria algo assim:

SELECT pizza_place
FROM Joe
WHERE restaurant_review = "good";

É simples, não é? Mesmo sem saber como escrever uma consulta SQL, você pode descobrir que está recebendo informações sobre uma pizzaria do Joe. E além disso, esta pizzaria tem que ter uma boa revisão. Joe, o banco de dados retornaria o resultado (ou seja, daria a você as informações que você pediu): O restaurante minúsculo do Papa Mario. Mas isso é referência suficiente de comida por enquanto - meu estômago realmente começou a roncar!

GROUP BY

GROUP BY é uma importante cláusula SQL que permite agrupar linhas que têm os mesmos valores em uma determinada coluna.

Suponha que você queira ver quantos clientes você tem em uma determinada cidade. Adicionar GROUP BY city à sua consulta listará todas as linhas (clientes) com o mesmo valor na coluna city juntos em seus resultados. Isto é muito útil para resumir dados e fazer relatórios. Para saber mais, confira o Como Criar Relatórios Básicos em SQL curso - após, é claro, ter terminado seu treinamento SQL básico.

SQL também oferece várias extensões do GROUP BY, assim chamadas porque elas ampliam as capacidades de agrupamento do GROUP BY. Estes são ROLLUP, CUBE e GROUPING SETS, e permitem que você faça coisas legais como adicionar subtotais a uma análise. As extensões GROUP BY são mais avançadas, então espere até que você esteja confortável com GROUP BY antes de aprendê-las. Quando você estiver pronto, veja nossos Comandos GROUP BY em SQL curso. Se você trabalha com dados ou relatórios, o que você aprender neste curso realmente o ajudará.

Funções agregadas

As funções agregadas permitem que você calcule cálculos numéricos sobre seus dados. A consulta então retorna informações resumidas sobre uma determinada coluna ou uma lista de resultados.

Existem cinco funções básicas de agregação SQL:

  • MIN() retorna o menor valor em uma coluna.
  • MAX() retorna o maior valor em uma coluna
  • SUM() retorna a soma de todos os valores numéricos em uma coluna.
  • AVG() retorna o valor médio de todos os valores numéricos em uma coluna.
  • COUNT() retorna o número de todos os valores em uma coluna (por exemplo, se houver 45 valores de identificação na coluna id, COUNT(id) retornará 45).

Se você quiser saber como usar estas funções, leia nosso Guia para Iniciantes em Funções Agregadas SQL. Você também pode assistir ao nosso tutorial no YouTube, onde meu colega Adrian explicará tudo de uma maneira realmente agradável. (Por favor, goste e assine!) Mas lembre-se - funções agregadas SQL são melhor aprendidas quando você já é proficiente no básico de SQL.

Termos SQL

Salve este SQL para Iniciantes Cheat Sheet

É isso - minha lista dos conceitos básicos que eu acho que qualquer um que comece a aprender SQL deve conhecer. Se você gostou do meu artigo ou se quiser ver explicados outros termos SQL, por favor, poste um comentário abaixo.

Lembre-se, se você não entender algo corretamente logo no início de seu estudo, aprender conceitos avançados será muito mais difícil. Portanto, não tenha medo de pedir ajuda. Todos nós precisamos fazer perguntas - é assim que melhoramos!