Voltar para a lista de artigos Artigos
5 minutos de leitura

Como aprender a declaração SELECT em SQL

Quando você pensa em aprender SQL, uma das primeiras coisas que você se depara é a instrução SELECT. Selecionar informações é sem dúvida a característica SQL mais importante. Neste artigo, vamos demonstrar os casos típicos de uso de SQL SELECT com exemplos práticos. Leia este artigo se você é um usuário iniciante do banco de dados e gostaria de saber o que o SELECT pode fazer por você.

SQL, ou Structured Query Language, é a linguagem de programação que o mundo de TI utiliza para se comunicar com bancos de dados. Ela apareceu pela primeira vez em 1974, e tem sido amplamente utilizada desde então. Se você está lendo este artigo, provavelmente está pensando em aprender SQL, ou você acabou de começar sua aventura com bancos de dados. Neste artigo, vamos explicar como você pode usar a instrução SQL SELECT, que é provavelmente um dos aspectos mais importantes do SQL.

Você é novo em bancos de dados e SQL? Antes de continuar com o artigo, você também pode dar uma olhada em dois pequenos vídeos do YouTube que preparamos. Primeiro, assista ao nosso vídeo sobre bancos de dados. Uma vez terminado, dê uma olhada em outro vídeo que explica o que é SQL.

Olá Mundo do SQL

Sempre que as pessoas vão estudar uma nova linguagem de programação, elas normalmente começam com um exemplo metafórico "Olá Mundo" que demonstra a instrução mais simples que pode realmente fazer algo útil. O que seria essa instrução em SQL?

Imagine que temos uma tabela em nosso banco de dados que contém algumas informações básicas sobre os entusiastas de SQL. A tabela se parece com isto:

Nome da tabela: sql_enthusiast

first_namecountryyear_born
JohnUK1974
PiotrPoland1985
RaquelArgentina1992
AikoJapan1960

No mundo da SQL, o primeiro exemplo para esta tabela seria o seguinte:

SELECT * FROM sql_enthusiast;

Vamos quebrar este exemplo:

  • SELECT é uma palavra-chave SQL que indica o que queremos mostrar (recuperar).
  • * (asterisco) significa "tudo, todas as colunas".
  • FROM é outra palavra-chave SQL que indica a(s) tabela(s) (ou seja, a fonte dos dados que precisamos).
  • sql_enthusiast é o nome da tabela da qual recuperamos os dados.

Esta instrução no mundo dos bancos de dados significa "mostrar todos os dados da tabela sql_enthusiast". Você pode ver que esta consulta já contém a declaração SELECT, que é o comando usado para recuperar, ou mostrar, informações de tabelas de bancos de dados. Como resultado, nosso banco de dados produzirá algo semelhante:

first_name	| country 	| year_born
------------+-----------+----------
John		| UK 		| 1974
Piotr    	| Poland 	| 1985
Raquel  	| Argentina | 1992
Aiko    	| Japan 	| 1960

No exemplo acima, usamos o sinal de asterisco (*) para mostrar todas as informações da tabela. Entretanto, também podemos ser mais específicos. Em vez do asterisco, podemos fornecer um nome de coluna específico:

SELECT first_name FROM sql_enthusiast;

A instrução acima é semelhante à anterior. Entretanto, em vez de SELECT *, que significava "mostrar todas as colunas", usamos SELECT first_name, que significa: "selecione a coluna first_name".

A instrução acima significa "mostre todos os primeiros nomes da tabela sql_enthusiast". Como resultado, veremos o seguinte:

first_name	
-----------
John		
Piotr 	
Raquel 	
Aiko    	

Não tão complicado, certo? Também podemos especificar mais de uma coluna para selecionar (mostrar), separando os nomes das colunas com vírgulas:

SELECT first_name, year_born FROM sql_enthusiast;

Desta vez, SELECT first_name, year_born significa "selecione as colunas first_name e year_born". A consulta SQL inteira mostrará todos os primeiros nomes junto com os anos de nascimento correspondentes da tabela sql_enthusiast.

Quando executarmos esta instrução em nosso banco de dados, receberemos algo como isto em troca:

first_name | year_born
-----------+----------
John	   | 1974
Piotr 	   | 1985
Raquel     | 1992
Aiko       | 1960

Usos mais avançados do SELECT

A julgar pelos exemplos acima, a declaração SQL SELECT pode parecer bastante simples e direta de usar. Entretanto, também pode vir a ser útil em consultas mais complexas.

A declaração SELECT pode computar estatísticas para tabelas ou grupos de linhas. Quantos entusiastas de SQL existem em nosso banco de dados? Qual é a idade média deles? Quem é o mais velho entusiasta de SQL, e quem é o mais jovem? Todas estas perguntas podem ser respondidas com as devidas instruções SELECT.

Além das estatísticas para tabelas inteiras ou grupos de linhas, podemos usar várias funções e realizar cálculos na cláusula SELECT também. Qual é a data hoje? Quantos dias se passaram desde uma determinada data? Para uma tabela com preços de produtos, quais são os preços dos produtos antes e depois de impostos? Qual é a diferença entre duas colunas? O SQL SELECT também pode lidar com todas estas situações.

Em casos mais avançados, a declaração SELECT pode até ser usada para filtrar linhas com base em condições complexas, juntar informações de várias tabelas ou apresentar médias em execução.

Onde aprender SQL SELECT?

Se você gostaria de tornar-se fluente em SQL e aprender como usar a instrução SELECT e outros elementos SQL, nós o cobrimos.

LearnSQL.com.br é uma plataforma para aprender SQL sozinho a partir do zero. Nós lhe ensinamos a usar a linguagem do banco de dados de uma maneira completamente interativa. Se você é um iniciante ou nunca escreveu uma instrução SQL antes, dê uma olhada em nosso curso best-seller SQL para Iniciantes. Ele o levará de zero a um usuário SQL intermediário em cerca de 10 horas. Se o tempo estiver em jogo, você também pode ler nosso artigo intitulado How Long Does It Take to Learn SQL (Quanto tempo leva para aprender SQL).

Se você gostaria de saber mais sobre os benefícios de aprender conosco antes de se inscrever, dê uma olhada neste artigo: Por que fazer o curso SQL para Iniciantes em LearnSQL.com. Ele explica em detalhes por que construímos o curso, o que ele contém e o que você pode esperar dentro dele.

E se você tiver dificuldades para se lembrar das palavras-chave e sintaxe SQL, preparamos uma folha de consulta SQL que você pode baixar gratuitamente! Ela está disponível aqui: SQL para Iniciantes Folha de fraude.

Resumo

A declaração SELECT é de longe o comando SQL mais amplamente utilizado na recuperação de informações de bancos de dados. Embora seu objetivo principal seja mostrar informações de tabelas, também pode fazer muito mais do que isso. Esperamos que este artigo lhe dê uma boa visão geral do potencial escondido nesta instrução SQL.